O projeto ABRACE é uma realização da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) com patrocínio da Petrobras, que visa a promoção, proteção e defesa de crianças e adolescentes em situação de rua, vítimas do trabalho infantil e da exploração sexual, nas comunidades da Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe, na cidade de Fortaleza/CE, que, embora situadas entre as principais zonas turísticas e econômicas da cidade, são locais de extrema pobreza, resultado da histórica desigualdade social que se estabeleceu na capital, uma das mais desiguais do planeta. 

MAPA DE FORTALEZA - CE

destaque dos TERRITÓRIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO ABRACE em 2020 e 2021

O primeiro enfoque visa se aproximar das crianças e adolescentes em situação de rua, vitimas do trabalho infantil e da exploração sexual, nessas comunidades e no seu entorno, através da presença de educadores sociais de rua, atuando em locais estratégicos da região, buscando seu atendimento junto a rede de proteção local. Para isso a OPN convida poder público e organizações da sociedade civil que atuam no território a fortalecer as ações do projeto e ser parceiro dessa iniciativa.

Para adolescentes e jovens entre 14 a 24 anos, o projeto vai oferecer 200 vagas em cursos de educação profissional visando a inserção no mercado de trabalho na condição de aprendiz, para o mercado de auxiliar de vendas e auxiliar de varejo. A Organização convida as empresas da região e da cidade a apoiarem a inserção profissional de adolescentes e jovens que buscam o primeiro emprego de maneira protegida, permitindo sua inclusão social e econômica.

  • Caís do Porto · 22.382 habitantes. IDH 0,2236.

  • Mucuripe · 13.747 habitantes. IDH 0,7931. 

  • Vicente Pinzon · 45.5158 habitantes. IDH de 0,3315.

  • Praia do Futuro II · 11.957 habitantes. IDH 0,1679.

​       *Dados do Censo de 2010.

Além do enfoque nas crianças e adolescentes, o projeto também propõe uma intervenção focada em suas famílias, visando promover os direitos fundamentais e fortalecer a relação familiar. Além de visitas sistemáticas às famílias por uma equipe multidisciplinar, para acompanhamento, orientação e encaminhamento a serviços socio-assistenciais, as mães serão convidadas a compor um grupo de desenvolvimento e apoio a mulher e contra a discriminação de gênero.

Seja parte desse abraço. Seja voluntário do projeto ou faça sua doação através da conta de energia. 
Ligue para 85 3212 5727.


Acesse o site www.opequenonazareno.org.br ou siga nossas redes sociais 
https://www.facebook.com/opequenonazarenobrasil/

https://www.instagram.com/opn_oficial/

1/2
23-TEAM-PHILIPPINES-GIRLS

Describe your image